A quetamina é uma substância anestésica que pode auxiliar no tratamento da depressão. A infusão de quetamina é uma técnica em caráter experimental, que ocorre em um ambiente controlado com a supervisão do médico para evitar problemas.
Antigamente, a quetamina ganhou má fama por ser usada como droga recreativa, no entanto, atualmente existem diversos estudos que mostram que a sua utilização pode auxiliar pacientes que sofrem de depressão e não respondem aos tratmentos convencionais.
Os efeitos da quetamina no organismo dependem da dosagem utilizada e incluem:
- Sensação de deconexão do próprio corpo;
- Alucinações;
- Sensação de estar sonhando;
- Elevação do humor (euforia);
- Alterações na percepção;
- Sensações eróticas;
- Sensação de empatia.
Ainda não se sabe exatamente porquê a quetamina traz resultados promissores no tratamento da depressão, mesmo em doses baixas que não provocam todos os efeitos citados acima. Contudo, estima-se que isso ocorra por conta dos efeitos da substância em diversos neurotransmissores relacionados à depressão, como o glutamato, a noradrenalina e a dopamina.
Como é feita a infusão de quetamina?
A infusão de quetamina é feita por meio da aplicação deu ma injeção de quetamina por semana, durante um período entre 4 e 6 semanas. Depois, existe um período de pausa no qual o paciente não toma nenhuma nova dose. Se necessário, após este período, a aplicação das doses é retomada para mantar os sintomas da depressão controlados.
O uso psiquiátrico da quetamina é feito em doses extremamente baixas (de 0,5mL a 1mL por quilograma de peso do paciente), evitando efeitos colaterais como a sensação de desconexão do próprio corpo, as alucinações, entre outros.
A quetamina demora para fazer efeito?
Não, ao contrário dos tratatamentos antidepressivos tradicionais que podem levar até 15 dias para começar a fazer efeito, a infusão de quetamina pode trazer melhoras já nas primeiras 24 horas após a administração da primeira dose.
Sendo assim, a quetamina pode ser um recurso usado no tratamento da ideação suicida, condição na qual o tempo entre o início do tratamento e a aparição dos primeiros efeitos deve ser o menor possível.
A quetamina é eficiente se administrada por todas as vias?
Geralmente, o uso recreativo da quetamina é feito por via oral, contudo, os efeitos antidepressivos foram observados em estudos feitos por meio de injeções. Portanto, o uso via oral não é indicado e não há evidências de que ele possa auxiliar no tratamento da depressão.
O que quer dizer tratamento experimental?
Um tratamento experimental é um tratamento emergente que ainda não foi regularizado pelos órgãos regulatórios de saúde, como por exemplo a Anvisa. No entanto, isso não significa que se trata de um tratamento sem eficácia ou que não pode ser utilizado.
Quando há um grande número de pesquisas, evidências e protocolos internacionais — como no caso da infusão de quetamina —, tratamentos experimentais podem ser usados pelos médicos em pacientes que demonstram interesse.