Horários de atendimento: Segunda à sexta, das 09:00 às 18:00

Avenida João Gualberto, 1342 - Sala 504 - Curitiba (PR)

Como um psiquiatra pode me ajudar?

O atendimento clínico em psiquiatria visa o diagnóstico, tratamento e prevenção dos transtornos mentais. Isso quer dizer que você não necessariamente precisa ter um transtorno mental para se consultar com um psiquiatra: se você está passando por um momento ruim e sente que sua saúde mental não anda muito bem, este pode ser o momento adequado para procurar ajuda profissional, evitando que as coisas piorem.

No entanto, se você já possui uma suspeita ou diagnóstico de transtorno mental, o psiquiatra poderá auxiliar buscando o tratamento mais eficaz e adequado para você. Nenhuma pessoa é igual e, protanto, nenhum tratamento é o mesmo, e apenas um profissional especialista em saúde mental tem o conhecimento necessário para ajudar o paciente em sofrimento psíquico.

Vale lembrar que o atendimento clínico não se assemelha ao que se vê em filmes e séries, nos quais as pessoas são forçadas a tomar medicamentos ou se submeter a procedimentos aos quais não consentem.

O atendimento psiquiátrico clínico é um atendimento humanizado, no qual são levados em consideração os diversos fatores que podem estar influenciando no mal estar psíquico do indivíduo. Por isso, nenhum paciente é obrigado a tomar um medicamento ou continuar um tratamento que não deseja. O psiquiatra deve ser um profissional aberto para conversar sobre as diversas possibilidades de tratamento, auxiliando o paciente a escolher o que melhor se adequa a ele.

Quais transtornos são tratados por um psiquiatra?

Transtornos de humor

Transtornos como depressão e transtorno bipolar são conhecidos como transtornos de humor. São transtornos cuja principal característica é a modificação do humor de forma a prejudicar o paciente em seu dia-a-dia.

A pessoa que sofre de depressão geralmente apresenta um humor para baixo, como uma tristeza profunda. No entanto, é possível que a pessoa apresente também sintomas como irritabilidade, falta de perspectiva, dificuldades para lembrar de coisas ou de manter a atenção, sentimentos de vazio e de falta de sentido na vida, pensamentos negativos frequentes, entre outros.

Já o transtorno bipolar é caracterizado pela alternância entre episódios de humor depressivos e episódios de mania, que são episódios com um humor elevado, bastante energia, pensamentos acelerados, sensação de grandeza, entre outros.

É pertinente ressaltar que 1 em cada 4 pessoas no mundo desenvolverá depressão em alguma fase da vida. Isso corresponde a 121 milhões de pessoas no mundo, 4 vezes mais que HIV/AIDS.

Ansiedade

Os chamados transtornos ansiosos são transtornos cuja principal característica é uma ansiedade descontrolada. A ansiedade é um fenômeno natural do organismo, e portanto não necessariamente um problema. Contudo, quando ela começa a atrapalhar a pessoa em suas atividades diárias, fazendo-a ter crises desproporcionais às situações, é um sinal de que essa ansiedade pode estar descontrolada e precisa ser tratada.

Dentre os transtornos de ansiedade estão: transtorno de ansiedade generalizada, transtorno de pânico, fobia social, entre outros.

Cerca de 29,6% da população brasileira sofre com algum transtorno ansioso, sendo que, mundialmente, este número sobre para 33%.

Estresse

O estresse é a resposta do organismo às mudanças que ocorrem no dia-a-dia. No estilo de vida que levamos atualmente, o estresse pode ser constante na vida de uma pessoa, de forma a influenciar no desenvolvimento de doenças oportunistas, tanto físicas quanto mentais.

Embora “estresse” não seja um diagnóstico por si só, um psiquiatra pode auxiliar uma pessoa com níveis elevados de estresse a ter um manejo melhor desta resposta, ajudando a prevenir uma série de problemas.

Outros transtornos

Além dos citados acima, ainda existem diversos outros transtornos que podem ser tratados por um psiquiatra. São eles os transtornos de personalidade, transtornos psicóticos, transtornos sexuais, entre outros.

Portanto, se você sente que tem alguma coisa errada com sua saúde mental, não deixe de procurar um psiquiatra o quanto antes. O trabalho deste profissional pode ser de suma importância para evitar que a situação piore, bem como para tratar e devolver a qualidade de vida de pessoas que são gravemente afetadas por transtornos mentais.